segunda-feira, 10 de maio de 2021

O que é a ONU e quais são seus principais órgãos? (informe)


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional, constituída por 193 Estados Membros, fundada após a Segunda Guerra Mundial, em 24 de outubro de 1945, por meio da Carta das Nações Unidas

Sediada em New York, Manhattan, a ONU substituiu a Liga das Nações, criada após a Primeira Guerra Mundial. No ambiente da ONU, as nações que a integram podem discutir e buscar a solução de problemas comuns, em benefício da humanidade.

Em sua fundação, a ONU tinha 51 membros, o que significa que quase quadruplicou, desde que foi fundada.

Os principais órgãos da ONU e suas atribuições, não exaustivas, são:

- Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). É integrada por todos os Estados Membros e tem natureza de fórum político. Em sua pauta, o tema Direitos Humanos está sempre presente. As discussões podem resultar na produção de documentos relevantes, a exemplo da Declaração de Viena (1993).

- Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (CESNU). Suas funções abrangem colher informações, aconselhar e fazer recomendações a Países Membros. Coordena diversos organismos especializados. É um dos órgãos dos mais destacados no contexto dos Direitos Humanos.

Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). É orientado para questões relacionadas à preservação da paz e da segurança em âmbito internacional. Em sua origem, não tratava de violações aos Direitos Humanos, mas esse entendimento foi repensado a partir de 1961, uma vez que as violações graves e de âmbito generalizado colocam em risco a segurança internacional. 

Corte Internacional de Justiça (CIJ). É o principal órgão judicial da ONU, no contexto da justiça internacional. Em ações envolvendo Estados e o tema Direitos Humanos, a decisão da Corte é demandada. A CIJ tem reconhecido que os indivíduos têm direitos assegurados por tratados internacionais, a serem observados pelos Estados que assinam esses tratados.

Secretariado das Nações Unidas (SNU). É responsável por administrar programas fixados pelos demais órgãos e tem funcionários distribuídos ao redor do Planeta. O Secretário-Geral tem o importante papel de tentar e destacar os interesses dos povos do mundo.

A Assembleia Geral adotou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, escrita por Eleanor Roosevelt, viúva do presidente Franklin D. Roosevelt (EUA) e por René Cassin, advogado francês. Agregando direitos que seriam comuns a todos os seres humanos, tal Declaração não tem caráter de documento jurídico, mas embasou o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966). Juntos, a DUDH e os Pactos citados constituem a Carta Internacional dos Direitos Humanos.

Veja também



E os vídeos a seguir.


Gilberto Gil, secretário de cultura do Brasil, na ONU (11/9/2009)