quarta-feira, 5 de maio de 2021

Indicação: 13 dias que abalaram o mundo (filme)

Fonte: Mundo Científico

13 Dias que Abalaram o Mundo (Thirteen Days) é um filme de 2000, dirigido por Roger Donaldson, baseado no livro The Kennedy Tapes: Inside the White House During the Cuban Missile Crisis, de Ernest R. May e Philip D. Zelikow. Os principais fatos retratados ocorrem em 1962, sendo conhecidos como a crise dos mísseis de Cuba, ocorrida em plena Guerra Fria.

Em outubro daquele ano, um avião das forças armadas dos EUA, ao realizar um de seus vôos de vigilância sobre Cuba, obtém fotografias aéreas que mostram com clareza: a União Soviética está montando uma plataforma de lançamento de armas nucleares naquele País. Dali, mísseis poderão ser arremessados a cidades dos EUA com facilidade, alcançando seus alvos em poucos minutos.
 
Se acatarem a visão dos comandantes militares do Pentágono, que desejam usar armas nucleares para resolver a situação, o presidente Kennedy e seus assessores poderão deflagrar uma guerra nuclear generalizada. A União Soviética imediatamente retaliará qualquer ataque, atacando aliados dos EUA na Europa. Ao longo do filme, descobre-se que pelo lado da União Soviética, militares também pressionam o presidente Nikita Krushev pelo uso de armas nucleares.
 
13 Dias que Abalaram o Mundo se desenvolve na perspectiva de Kenneth “Ken” O'Donnel (Kevin Costner), assessor especial do presidente John Fitzgerald Kennedy (Bruce Greenwood). O presidente é assessorado por seu irmão Robert “Bob” Kennedy (Steven Culp), O'Donnel e Robert McNamara, secretário de Defesa dos EUA (Dylan Baker). O grupo, cujas famílias são de origem irlandesa e abastadas, precisa de um plano para impedir a continuidade da construção da base militar em Cuba, sem que seja iniciada uma guerra que pode destruir o Planeta. 
 
Uma das melhores cenas do filme é aquela em que militares tentam pressionar o secretário da Defesa Robert McNamara em prol do ataque nuclear para resolver a situação, desprezando a autoridade do secretário; este os enfrenta com assertividade, impondo-se. Outra cena importante é aquela em que o assessor Kenneth O'Donnel, em nome do presidente e de modo discreto (já que a hierarquia estava sendo desconsiderada), orienta um oficial militar que precisa sobrevoar Cuba para novamente observar a base em construção: não se deixe derrubar.
 
Assim, em mãos de um grupo de homens em Washington e de outro em Moscou, o Planeta corre perigo. Várias medidas são tomadas pelos EUA, para evitar a construção da plataforma de lançamento de armas, como um bloqueio naval a Cuba, retratado em 13 Dias que Abalaram o Mundo com boa dose de emoção. A diplomacia e o bom senso entram em cena para evitar o pior, com a participação especial de Robert Kennedy e de um amigo da confiança de Nikita Krushev.
 
13 Dias que Abalaram o Mundo, além de ótimo entretenimento – o filme é emoção do início ao fim –, contempla um momento da história da humanidade em que o mundo correu efetivo perigo de uma guerra nuclear. Para os interessados no Direito Internacional Público, ilustra como a diplomacia e o entendimento podem fazer a diferença.
 
Sobre a Guerra Fria
 
A Guerra Fria (1947-1991) foi iniciada após o final da Segunda Guerra Mundial e durou até a dissolução da União Soviética.
 
A expressão remete ao conflito entre os EUA e a União Soviética, sem combates entre ambos, ainda que diversos conflitos ao redor do mundo tenham ocorrido, sob influência desses dois grandes players.
 
Além dos conflitos supracitados, a Guerra Fria foi caracterizada pelo uso intenso de hardpower (influência via meios militares e econômicos) pelas duas superpotências, além de softpower (influência via cultura e propagação ideológica) pelos EUA, em âmbito global e tanto quanto possível.
 
Veja também

13 dias que abalaram o mundo (trailer)

Discurso de Kennedy na crise dos mísseis (vídeo)