sábado, 10 de abril de 2021

Indicação: Armas, Germes e Aço (livro)


A erradicação da pobreza é o primeiro dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o qual, quando for alcançado, implicará a redução significativa da desigualdade socioeconômica no Planeta. Reduzir tal desigualdade é crucial para um mundo mais justo. Entender a desigualdade, em suas origens remotas, contribui em grande medida para tal propósito.


Escrito por Jared Diamond, Armas, Germes e Aço, descreve a busca do autor por respostas a perguntas difíceis: como a desigualdade começou? Por que os povos do Planeta avançaram de distintas formas em seu desenvolvimento? A investigação de Diamond resultou em explicações robustas, com fundamentação científica.

Armas, Germes e Aço desapontará aqueles que explicam a desigualdade socioeconômica com base em atributos humanos: as condições geográficas das várias regiões do Planeta dos primórdios da humanidade fizeram a diferença. Não foi uma questão de diferenças de raça, cor e outras congêneres.

Viver em áreas onde a busca por alimento era bem mais fácil (em um tempo em que o ser humano ainda não dominava técnicas de agricultura) deu uma vantagem geográfica competitiva a alguns povos, que tiveram melhores condições de desenvolver tecnologias e criar armas usadas para a sobrevivência, mas também para o domínio (e mesmo extermínio) de outros povos.

Adicionalmente, microorganismos transmitidos por dominadores constituíram-se em uma segunda categoria de arma letal, ainda que involuntária. Exemplificando: nas Américas, a presença dos europeus provou a exterminação de muitos nativos. Assim, não é admissível defender a tese de que os povos dominadores eram superiores em inteligência ou qualquer atributo físico em relação aos dominados. O que fez a diferença foram suas vantagens competitivas incidentais.

Publicado originalmente em 2000, o livro abrange vários outros temas e encontra-se em sua 25ª edição, tendo originado um documentário com o mesmo nome. Está organizado em quatro partes, com 19 capítulos ao todo, além de um epílogo, conforme a seguir (entre parêntesis, indicadas as quantidades de capítulos para cada parte):

Parte 1 – Do Éden a Cajamarca (3).

Parte 2 – O surgimento e a expansão da produção de alimentos (7).

Parte 3 – Do alimento às armas, aos germes e ao aço (4).

Parte 4 – A volta ao mundo em cinco capítulos (5).


Epílogo

O livro de Jared Diamond apresenta uma visão muito importante para a formação dos interessados em Direito Público Internacional, os quais devem desenvolver uma visão realista sobre como os países evoluíram até estágio atual desde os seus primórdios.

Sobre o autor


Jared Mason Diamond (1937), estadunidense, é biólogo, fisiologista e biogeógrafo, tendo escrito vários livros. Ganhou vários prêmios, com destaque para um Prêmio Pulitzer de não-ficção, por Armas, Germes e Aço.

Veja também

A história da humanidade moldada por ARMAS, GERMES E AÇO (José Kabori)

 
What can we learn from traditional societies? (entrevista com Jared Diamond)