terça-feira, 20 de abril de 2021

Indicação: As One (filme)


As One é um filme de 2012 sobre uma história real, ocorrida em 1991: a união entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul no Campeonato Mundial de tênis de mesa, ocorrido em Chibba, no Japão. Naquele momento especial do esporte, atletas de ambos os países disputaram o torneio, sob a bandeira da unificação das Coreias. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, esses dois Estados nacionais estavam separados.

Produzido na Coreia do Sul e dirigido por Moon Hyun-sung, o filme começa mostrando uma disputa de tênis de mesa internacional – não ainda o Campeonato Mundial –, em que uma atleta da China vence, ficando na segunda e terceira colocações, respectivamente, Hyun Jung-hwa (Coreia do Sul) e Li Bun-hui (Coreia do Norte), atletas com grande destaque em seus respectivos países. 
 
Nesse início do filme, ainda no pódio, Hyun Jung-hwa e Li Bun-hui, representadas pelas atrizes sul-coreanas Ha Ji-won e  Bae Doona, trocam ironias sobre suas colocações, como se fossem não meras adversárias no esporte, mas inimigas. Todavia, o inusitado acontece: pouco após tal evento, as Coreias anunciam que se unirão para participar do Campeonato Mundial no Japão, com equipes unificadas masculina e feminina.  
 
As One tem como referência o contexto familiar e pessoal da sul-coreana Hyun Jung-hwa, atleta obstinada e focada em melhorar a vida de sua família, que vive de maneira modesta, ainda que digna na Coreia do Sul. Seu pai, com quem Hyun Jung-hwa tem um relacionamento de grande afeto, está inconsciente no hospital. Hyun Jung-hwa tem forte personalidade e demonstra, em mais de um episódio, liderança sobre jogadores de ambos os sexos.
 
O choque cultural inicial entre os atletas das Coreias do Norte e do Sul, bem como entre os respectivos técnicos, paulatinamente cede lugar ao entendimento. Com o passar do filme, laços emocionais se desenvolvem, em substituição ao antagonismo. Um dos vínculos mais importantes – provavelmente o mais forte – é criado entre Hyun Jung-hwa e Li Bun-hui, que se tornam próximas. Em um dia de descanso concedido à equipe, Li Bun-hui, que tem hepatite, por ela escondido das demais pessoas, sente-se mal e precisa ser socorrida. Ao socorrer Li Bun-hui, Hyun Jung-hwa toma conhecimento sobre a enfermidade da parceira profissional, nada revelando à delegação das Coreias.
 
O filme avança e time feminino unificado enfrenta a equipe quase invencível da China, em um jogo dramático, recriado em uma filmagem cinematográfica com máxima valorização de cada momento. O público presente, de várias nacionalidades, tem uma espetacular reação ao jogo e no desfecho do enfrentamento (assim como ocorreu na realidade). As One é um filme emocionante e, nesse sentido, especial destaque merece, além da contenda China versus Coreia Unificada, a despedida entre as grandes atletas Hyun Jung-hwa e Li Bun-hui.
 
As One agrada a pessoas que apreciam ou não competições esportivas, pois tem a ver com questões universais, como o sagrado direito de seres humanos irem e virem, a grande força que a união pode criar e a superação que pode ocorrer quando as pessoas estão altamente desafiadas e motivadas.
 
Para os interessados na disciplina Direito Público Internacional, As One é uma oportunidade de melhor compreender o contexto de separação das Coreias do Norte e do Sul, bem como de refletir sobre a possibilidade, em um momento futuro, de que as Coreias se tornem um único estado com seu povo. Não parece fácil (não mesmo!), mas a história da humanidade mostra que o futuro pode ser construído ... e diferente.
 
Sobre as Coreias
 
A Coreia tem uma longa história, ao longo da qual foi objeto da cobiça e invadida, em diferentes momentos, por países como China, Japão e Rússia.

Em 1905, o Japão tornou a Coreia um protetorado japonês. A presença japonesa perdurou até o final da Segunda Guerra Mundial.

Em 12 de agosto de 1945, os soviéticos invadiram o norte da Coreia até o paralelo 38. E ao final da Segunda Guerra, em 12 de setembro do mesmo ano, a parte norte ao paralelo 38 passou a ser de influência da União Soviética, e a parte sul, dos Estados Unidos.


Emergiram, dessa forma, a Coreia do Norte, como um estado comunista, e a Coreia do Sul, capitalista. Entretanto, mesmo separadas e com culturas substancialmente distintas nos seus respectivos territórios, forjadas pelos diferentes regimes políticos, as Coreias não deixaram de alimentar um sentimento nacionalista.
 
O Campeonato Mundial de tênis de mesa com final feminina entre as equipes da China e da Coreia unificada de 1991, não foi apenas um evento esportivo, teve forte cunho político e muito provavelmente contribuiu, ao lado da performance das atletas, para a ovação que as coreanas do Norte e Sul receberam, em um jogo inesquecível contra a poderosa equipe da China.
 
Veja também

As One (trailer)