quinta-feira, 25 de março de 2021

Indicação: O resgate de Harrison (filme)


O Resgate de Harrison (Harrison Flowers) é um filme de 2000 sobre fotógrafos de guerra, dirigido por Élie Chouraqui e baseado no livro Le Diable a lávantage (1995), de Isabel Ellsen. Desenvolve-se com as personagens Harrison Lloyd (David Strathairn), premiado fotógrafo considerado morto em seu trabalho na Guerra dos Balcãs, sua esposa Sarah Lloyd (Andy MacDowell), decidida a encontrar Harrison vivo, e os dois fotógrafos de guerra que a auxiliam na busca pelo marido: Kyle Morris (Adrien Brody) e Marc Stevenson (Brendan Gleeson).

Enviado para a Guerra dos Balcãs quando já desejava redirecionar a carreira profissional para atividades mais tranquilas, de modo a dedicar mais tempo à família e a cuidar de sua estufa de flores, Harrison é dado como morto. Sem aceitar como verdadeira a notícia da morte do marido, Sarah deixa um casal de filhos pequenos nos EUA e viaja até a área conflituosa onde, supostamente, Harrison teria morrido. Mergulhando em um universo de grande violência e riscos para a sua integridade física e mental, em vários momentos, Sarah corre grande perigo.

O filme pode ser visto sob variados ângulos, como por exemplo, o do trabalho dos fotógrafos de guerra e sua grande importância para que se saiba o que ocorre na linha de frente de grandes conflitos (e muitos profissionais da fotografia perderam suas vidas na Guerra dos Balcãs, segundo informa o filme ao seu final), o da grande violência dos conflitos ocorridos nos Balcãs (em vários episódios, parecem parte de genocídios planejados), o do suspense sobre o que teria ocorrido com Harrison Lloyd (ele está vivo? Mutilado? Mentalmente afetado? Morto?), ou o da personalidade e tenacidade de Sarah Lloyd (sua intuição está correta? Faz sentido uma mãe deixar duas crianças pequenas aos cuidados de familiares para ouvir sua voz interna e resgatar seu amado marido?). E não se esgotam as possibilidades.

O Resgate de Harrison não permite a quem não fez um estudo prévio da Guerra dos Balcãs entender completamente quais são, exatamente, as partes em conflito a cada momento. Mesmo assim, o caminho de Sarah e dos fotógrafos que a ajudam em sua busca por Harrison ilustra como pode ter sido a guerra: bombardeios, mortes por bombas e à queima-roupa, estupros (inclusive de crianças) e muito mais. Um cenário devastado e com seres humanos em situação crítica.   

No que concerne ao Direito Internacional Público (DIP) e ao estudo de guerras, destacam-se aqui três tópicos. O primeiro ponto de relevo é o trânsito de profissionais de fotógrafos em áreas conflituosas. Sarah e seus amigos, atravessam barreiras de homens armados sem serem por esses molestados. Algo que pode ser explicado: boa parte das pessoas envolvidas em conflitos sangrentos deseja que o mundo veja o que está ocorrendo com elas e suas famílias e amigos.

O segundo ponto relevante a considerar é o dos genocídios. Em algumas passagens de O Resgate de Harrison, parece nítido o propósito de matar pessoas, independentemente de idade e sexo, como se o extermínio dos seres humanos "inimigos" fosse o objetivo. E, de fato, na Guerra dos Balcãs, houve genocídios e a penalização de alguns dirigentes políticos pela Corte de Haia. 

O terceiro ponto que emerge do filme e merece reflexão é o dos limites para as próprias guerras, em um mundo em que, infelizmente, elas ainda existem: o que não é permitido, segundo normas internacionais, nas regiões em guerra?

Sobre a Guerra dos Balcãs

Com territórios do anterior Império Austro-Húngaro, a Iugoslávia surgiu após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, com o nome de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. A casa real sérvia de Karadordevic se tornou a  dinastia real iugoslava.

Em 6 de abril de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia foi invadida pelos países do Eixo. Naquele mesmo ano, um movimento de resistência decretou a Iugoslávia como sendo um Estado democrático e federal. Em 1944, o rei reconheceu tal Estado como legítimo, mas, em 1945, a monarquia foi abolida.

Em 1946, após o fim da Guerra, a Iugoslávia foi renomeada como República Popular Federativa da Iugoslávia e um governo sob a órbita da União Soviética foi criado. Tal República foi governada por Josip Broz Tito, presidente, até sua morte, em 1980. Em 1963, o País foi rebatizado para República Socialista Federal da Iugoslávia (RSFI).

Em 25/12/1991, ocorreu a renúncia de Michail Gorbachev na União Soviética e, na sequência, a dissolução da União, emergindo países independentes. No bojo desses eventos e da intensificação do sentimento de nacionalismo, a Iugoslávia foi desintegrada em cinco países (inicialmente), o que terminou por levar à Guerra dos Balcãs. O filme “O Resgate de Harrison” se passa no contexto desse sangrento conflito.

A anterior República da Iugoslávia está, atualmente, dividida em sete Estados, com suas respectivas capitais, quais sejam: Croácia (Zagreb), Bósnia e Herzegovina (Sarajevo), Eslovênia (Liubliana), Macedônia do Norte (Esópia), Montenegro(Podgoritza), Sérvia (Belgrado) e Kosovo (Pristina).

Veja também 

O Resgate de Harrison, trailer:


canção Miss Saravejo, relacionada à Guerra dos Balcãs (interpretada Bono Vox, front man da banda U2, e o tenor Luciano Pavarotti):